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Liderança: como passar confiança para os funcionários


Pesquisa aponta que 81% dos profissionais acreditam na necessidade de uma melhora na hierarquia da empresa

 

De acordo com uma edição da pesquisa Carreira dos Sonhos de 2018, feita pela Cia de Talentos, CEOs e líderes de empresas estão perdendo a credibilidade entre seus funcionários. Dos mais de 87 mil entrevistados, uma média de 81% (79% dos jovens, 83% da média gestão e 81% da alta liderança), acredita que as empresas precisam trocar os modelos hierárquicos pouco participativos, por uma liderança que seja distribuída, inclusiva e colaborativa.


Os dados apontam que a confiança dos colaboradores é mais focada no líder direto (jovens 75%, média gestão 64% e alta liderança 65%) e nos colegas de trabalho (jovens 63%, média gestão 57% e alta liderança 65%), ou seja, as pessoas mais próximas a eles no dia-a-dia. Para a coach de alta performance da LeaderArt International, Leila Arruda, a confiabilidade está diretamente relacionada à convivência dentro do ambiente de trabalho.


“Quanto maior a empresa, mais distante os líderes de alto escalão e CEOs ficam dos colaboradores, o que inevitavelmente prejudica a relação entre eles. Quando uma equipe está junta todos os dias no trabalho, os coordenadores diretos e companheiros entendem que todos os funcionários são pessoas que podem ter dias ruins e problemas privados. Essa empatia e convivência gera confiança, e a confiança é uma das principais características de empresas e equipes que geram resultados”, explica Leila.

Por isso, quando se trata de alta liderança e CEOs, a pesquisa mostra uma confiança que varia entre metade e pouco mais da metade dos entrevistados – uma média de 49% e 57%, respectivamente. Essa realidade é preocupante para a especialista, pois profissionais que não se sentem apoiados e seguros tendem a ter maior dificuldade em se manter motivados no trabalho.


“A motivação e segurança no ambiente de trabalho pode influenciar bastante a produtividade e comprometimento da equipe. Nesse caso, mudar o quadro de funcionário não faria diferença por muito tempo, pois o problema está na gestão. Por isso, as empresas precisam mudar o mindset e pensar de forma mais aberta e inclusiva”, esclarece a coach.


Desta forma, Leila Arruda lista 5 dicas de como ser um líder que passa confiança para os colaboradores:


Presença: Procure frequentar mais vezes o escritório, passar um tempo com as equipes diferentes e presenciar momentos do dia a dia. Eventos como cafés ou almoços coletivos também podem ajudar.


Interesse: Descubra um pouco mais sobre os funcionários, os gostos e passatempos. Se a empresa for muito grande para isso, o indicado é entender, pelo menos, o que cada equipe faz.


Flexibilidade: O mercado tem mostrado uma tendência ao trabalho independente, como freelances e PJ, ao invés de CLT. Isso significa uma preferência por um ambiente mais flexível com horários, vestimentas e até momentos de descontração.


Comunicação: Outra característica importante é saber se comunicar com todos os colaboradores, sem exceção. Estagiários, responsáveis pela limpeza, etc. é importante que cada funcionário se sinta confortável de conversar com o líder sobre diversos assuntos, especialmente quando se trata de sugestões referentes ao trabalho.


Honestidade: Ser sincero sobre o que está acontecendo com a empresa, clientes e processos que são pertinentes ao funcionário é importante para constituir uma relação de confiança. Ninguém gosta de se sentir ignorado ou enganado.

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