Gestão de tempo e saúde mental: como administro minha rotina
No ritmo acelerado em que vivemos, a capacidade de gerir o próprio tempo tornou-se não apenas uma habilidade desejada, mas mandatória.
No universo profissional, dominar a arte de gerenciar o tempo não significa apenas ser eficiente, mas também maximizar o bem-estar pessoal. E isso eu aprendi ao longo da minha carreira, conversando com as pessoas, testando e adaptando.
Por isso, quero compartilhar algumas reflexões sobre como tenho encarado esse desafio e as estratégias que adotei para otimizar meu tempo administrando uma das empresas mais importantes do país para o setor de Saúde Animal. Espero que eu possa contribuir com a sua jornada por uma vida mais produtiva e saudável.
Entendendo o que é prioridade sua e de seu time
Eu acredito que a base de uma boa gestão de tempo está na capacidade de priorizar. Identificar as tarefas mais cruciais e focar nelas é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Comece definindo suas prioridades. Elas são super importantes, afinal é sempre melhor você mesmo definir suas prioridades do que alguém definir por você e torná-lo a pauta.
Existem pessoas que fogem dos problemas. Eu confesso que não os procuro, mas, quando eles chegam até mim, é porque precisam ser resolvidos. Se surgiu algo novo ou alguma questão do dia anterior ficou para ser solucionada, esse tema se torna prioridade quase que automaticamente.
Eu aprendi trabalhando no sítio do meu pai que é mais fácil fazer o trabalho mais difícil e pesado sempre antes, quando o corpo e mente não estão cansados. E é um pouco disso que pratico até hoje.
Uma outra prioridade diária que tenho é levar minha filha para a escola antes de ir para o trabalho. Na noite anterior, reviso minha agenda do dia seguinte e da semana, e sempre dou uma espiada no bom e velho Facebook, afinal, não consigo lembrar a data de aniversário de muitas pessoas.
Depois de deixá-la na escola, no caminho até a MSD Saúde Animal, aproveito para ligar a alguém para conversar ou me informar sobre algo que vou precisar saber para uma reunião no dia.
Pequenas pausas são combustível para a mente
Francesco Cirillo é um consultor de negócios italiano que, na década de 80, pensando em aumentar a produtividade em empresas, desenvolveu a técnica do pomodoro, na qual as pessoas trabalham sem distrações por 25 minutos e descansam 5 minutos.
Eu não pratico pomodoro ao pé da letra, mas faço diversas pausas durante o dia: caminho pelo escritório para pensar, para conversar e paro para tomar café com colegas. Focar demasiado tempo na ação, pode lhe afastar do pensamento, da estratégia. O caminho para o escritório, ou mesmo até uma reunião, sempre trazem a oportunidade para refletirmos. Escolher e definir um tempo durante o dia para isso é fundamental para o equilíbrio, para o resultado e, consequentemente, para o sucesso.
Nas reuniões, tento sempre usar os primeiros minutos para uma descontração, o tradicional “quebra-gelo”. Sei que os temas nem sempre são fáceis, então tentar tornar a reunião o mais leve possível é sempre o melhor a fazer.
Cuidar da mente, do corpo e do espírito me faz ser assertivo e ter mais longevidade. Por isso, reconheço a importância dos intervalos na jornada diária. Eles podem até parecer contraproducentes, mas, na realidade, são essenciais para nos manter saudáveis e, por que não, no ritmo. Afinal, não somos máquinas e precisamos lembrar e ser lembrados constantemente disso.
Delegar e desafiar no momento certo faz parte do processo
Delegar é valioso. Desafiar no momento certo é produtivo. Para isso, ter confiança na equipe é a chave. Acredito ainda que, mais importante do que saber a hora de delegar, é saber para quem delegar. Tão importante quanto apoiar é saber quando e como desafiar. Quando você está cercado de gente competente, a tendência é que menos problemas cheguem.
Ter por perto pessoas que sabem e conhecem mais do que você é a melhor estratégia para praticar o famoso “let it go!”. A dica que tenho e uso sempre que posso é: faça perguntas, muitas, e vai descobrir que, mesmo para o que achava que tinha a resposta ou a solução perfeita, sempre terá alguém para incrementar, melhorar ou adaptar ainda mais a sua alternativa.
Cercar-se de pessoas boas e que acreditam também no seu propósito vai te fazer ganhar tempo e manter a sua paz interior. Pode acreditar, esse é um dos “segredos” do meu trabalho e que descobri com o tempo.
Recado final
Falando em paz interior, esses dias li algo sobre você estar focado nos seus “5 P’s” para melhorar ainda mais a qualidade de vida: Prece, Prioridades, Positivismo, Paz e Paciência. Ao refletir sobre esse tema, tenho me esforçado para maximizar esses pontos.
Cada dia é uma oportunidade para aprendermos, ajustarmos e aprimorarmos nossas práticas.
Por Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai e Uruguai.
Comments